sábado, 5 de janeiro de 2013

Aulinha de Coreano pt 2 - Indo ás compras!

Boa tarde leitoras! Cá estamos nós na nossa centésima postagem do blog, com nossas Aulinhas de Coreano! Na nossa lição de hoje, aprenderemos como nos comunicar na hora de fazer-mos compras numa loja coreana!

Primeiro, saberemos algumas curiosidades importantes das lojas coreanas.

1. Á maioria das lojas de roupas da Coreia do Sul não possuem provador. Quando têm, pode acontecer de nem ter espelho!
2. É considerado má sorte para o dia todo se o primeiro cliente entrar na loja e não comprar nada ou então se pertubar o humor do proprietário da loja!

Melhor fazer ás compras á noite né? ;s KKK'

Para continuar "aprendendo" Clique em Leia mais!

Lembrando, que os simbolos são o hangul, como se escreve. E o de baixo entre barras são á romanização, ou seja, como se pronuncia.


Entrando na loja

Ao entrar na loja, você será recebido com um 
"어 서 오 세 요"
/ Eoseo Oseyo/
Seja Bem-Vindo!

Em seguida, o vendedor pode dizer:
"토와 드릴 까요?"
/ Towa Teurirkkayo?/
Posso ajudá-lo?



Na Livraria

Na livraria você pode dizer:
"연 자 신문 인나요?"
/ Yeongja Shinmun Innayo?/
Tem jornal em inglês?

Ou então:
"라그나로크 만화 인나요?"
/Rageunarokheu manhwa innayo?/
Tem história em quadrinhos do Ragnarok?

Na loja de cd's e dvd's

Numa loja de cd's e dvd's você pode dizer:
"성 시 경 시디 인나요?"
/ Seong Shi-Kyeong shidi innayo?/
Tem cd do Sung Shi-Kyung?

Ou então:
"에 픽 하이 디브이 인나요?"
/Ephik Hai dibwidi innayo?/
Tem dvd do Epik High?

Entenderam não?
É bem fácil! Basta você colocar o objeto desejado antes do verbo innayo
_____________ 인나요?

Na loja de roupas
Numa loja de roupas você pode dizer:
"그냥 구경 할게요"
/Keunyang Kugyeong Harkeyo/

그냥(Keunyang) - Significa , simplesmente, meramente.
구경 (Kugyeong) - Olhar, dar uma olhada.
할게요 (Harkeyo) - Futuro do verbo 하 다 (Fazer)

Então á frase
/Keunyang Kugyeong Harkeyo/
Significa, vou só olhar
ou então
só estou dando uma olhada.

Você também poderia dizer:
"파지 차는데요"
/ Paji Chaneundeyo/
To procurando calças.

Ou então,
"얀말  차는데요"
/Yangmal Chaneundeyo/
To procurando meias.

Camisetas:
"사츠  차는데요"
/Shacheu Chaneundeyo/
 To procurando camisetas.

Vestidos:
"드레스  차는데요"
/ Deureseu Chaneundeyo/
To procurando vestidos.

Chapéus:
"모자  차는데요"
/ Moja Chaneundeyo/
To procurando chapéu.

Na hora de dizer seu tamanho
Na hora de dizer seu tamanho, você pode dizer:

"체 사이즈 는 스몰 이예요"
/Che Saijeul neun seumol iyeyo/
Meu tamanho é pequeno.

 Ou então,
"체 사이즈 는 미디엄 이예요"
/Che Saijeul neun medieom iyeyo/
Meu tamanho é médio.

Ou,

"체 사이즈 는 라지 이예요"
/Che saijeul neun raji iyeyo/
Meu tamanho é grande.

 Para experimentar você diz:

"입어 봐도 뒈나요?"
/Ibeo bwado twenayo?/
Posso experimentar?

E caso não servir você diz:

"안 마자요... 큰 사이즈 엄나요?"
/An majayo... Keun saijeu eomnayo?/
Não serve... não tem um tamanho maior?

Ou o contrário:

"착은 사이즈 인나요?"
/Chageun saijeu innayo?/
Tem um tamanho menor?

Outra pergunta útil que você pode fazer:

"다른 색 인나요?"
/Tareun saek innayo?/
Tem em outra cor?

Ai finalmente fica bom! Na hora de pagar...

"마자요! 얼마예요?"
/Majayo! Eormayeyo?/
Serviu! Quanto é?

E ai, quando á atendente diz o valor, você fala:

"오, 너무 비싸요!"
/Oh, neomu pissayo!/
Oh, está muito caro!

E logo após você diz:

"촘 깍아출 수 잇슴니까?"
/Chom kkaga chul su isseumnikka?/
Você não pode fazer um desconto?

Depois de conseguir o desconto, é só pagar e dizer:

"고맙슴니다!"
/Komapseunida!/
Obrigada!

Sei que ficou muito grande, mas, é para o aprendizado de vocês! AUSHSUA'
Essa foi nossa aulinha que demorei séculos para fazer :c
Espero que tenham gostado, e caso reblogarem, creditem, deu muito trabalho!
Bjs e até mais!
Créditos: ...

16 comentários:

  1. o.O Cara, ou eu sou burra ou coreano é beeeem difícil, rsrs' Beijão!

    Ju, do Epílogos e Finais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhum dos dois AUSHSUASHA' Fica mais fácil quando você começa á aprender do básico KK' Dá para entender melhor ^^ Mas tipo, coreano quando você entende, fica muito lógico e muito legal!!! Mas no começo tem muita coisa para decorar, mas não é tão dificil KKK'

      Bjs ^_^

      Excluir
    2. kkkkkkkk' eu ameeei aa aula eu tentando ler né o como se pronuncia e falando coisas nada ver tenho que treinar muitooo D= mais eu sou pessima

      pinkmushrooom.blogspot.com

      Excluir
    3. AUSHUSU' Thanks! No começo parecia que eu falava árabe KKKKKKKK' LOL, mas depois que você aprende todas ás vogais e consoantes coreanas, você fala direitinho! KKK'
      Continue Treinando! -q

      Bjs ^_^

      Excluir
  2. Confesso que tentei entender no ínicio mais logo desisti ;x KKKKKKKKKK' Muito complexo pra minha cabeçinha de férias -q kkkkkk
    Amei seu blog,layout super kawaii *--* bjs ;*
    Ja to seguindo.

    wonderlend.blogspot.com
    Depois da uma passadinha la ;]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKK' Vdd, no começo dá preguiça u_u
      Awn brigada *u* Vou seguir de volta :3

      Bjs ^_^

      Excluir
  3. Ahhhhh que legal aula de coreano, finalmente vou conversar com as meninas-bonecas, achei legal.
    Fofa, desculpa não ter visto o blog antes tá? É que eu estava fazendo o meu layout, estou fazendo outro blog, outro layout também, tenho página no Facebook pra cuidar, desculpa mesmo, viu?
    Tá muito fofo seu blog, meigo (como sempre) e só vim avisar que não é mais "Viih's Design" é "Up All Night" ,mais a url continua a mesma ok? Beijo flor.

    viihdesign.blogspot.com ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKK'vdd, é super útil!Ah nao tem nada não! Eu também estive fora ... ^^
      Awwn brigada :3 Foi eu vi KKK' Ficou melhor esse nome *O*

      Bjs ^_^

      Excluir
  4. Ai ai saudades desse tempo... mentira é muito complicado T^T
    Amei parabéns Roberta~chan! s2
    Quer ser minha afiliada?
    Beijos ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKK' Estou doida para fazer compras lá! Obrigada *u*

      Claro que sim! Bjs ^_^

      Excluir
  5. Roberta vim o Blog que está plagiado vc n nos post recentes mais apartir da 2 pagina
    e esse aqui:http://perfectnaiveforever.blogspot.com.br
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Ai gostei!! AUSAHUSHAUSH'
    Se você me ver tentando pronunciar a parte "An majayo... Keun saijeu eomnayo?" você ira rir...
    Saiu algo tipo: "An majayou... kioun eolunauim" D: Mas dai eu tentei umas sete vezes a da última saiu melhor -q *u*
    É... Coreano é bem mais difícil do que pensei.
    Muito fofo por aqui, seguindo pois quero ver mais aulas de coreano -qqqq
    Beijinhos coloridos, tia Mizu!

    Toxic Cherries (visite meu perfil ) :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKK' Meu irmão também ria de mim no começo KKKKK' Quando você aprende o alfabeto coreano fica melhor! -q
      Isso é verdade KKK' Mas depois você acostuma!
      Awwn obrigada *u* É em breve teremos muito mais aulas de coreano! u_u

      Bjs ^_^

      Excluir

- Comente a vontade, eu retribuo ^3^
- Palavras de baixo calão, xingamentos e outros tipos de ofensas não são permitidos. Para quê tanto ódio no coraçãozinho, gente? c: